detalhe do design

Ortodontia


O Tratamento Ortodôntico corrige o mau posicionamento dentário e/ou estruturas ósseas, trazendo equilíbrio dento-facial ao paciente. A escolha do aparelho a ser utilizado (fixo ou removível) depende do tipo de problema a ser corrigido.

Por que é importante tratar?

Tratar o "dente torto" vai muito além de cuidar do sorriso, tem a ver com saúde geral, por exemplo, dentes com má oclusão geram problemas na mastigação, causam problemas na forma de respirar, podem ocasionar dores de cabeça, etc. Está tudo integrado e quanto mais cedo for o tratamento com o especialista em ortodontia, melhor!

O Especialista

O dentista especialista em Ortodontia é o profissional mais capacitado para fazer o diagnóstico e realizar o seu tratamento.

Tipos de Má Oclusão

Existem vários problemas no encaixe dos dentes que funcionam como engrenagem, os dentes superiores que estão na maxila precisam estar na posição certa com os dentes inferiores da mandíbula. Essa má oclusão está separada em 4 categorias: mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida e apinhamento. Abaixo ilustrações de como elas são:

Mordida Aberta
Os dentes anteriores não ocluem e há esse espaço nestes dentes da frente.
Mordida Cruzada
Os dentes inferiores ficam do lado de fora (para a frente) quando você morde.
Mordida Apinhamento
Posicionamento inadequado dos dentes devido a falta de espaço na arcada dentária.
Mordida Sobremordida
Os dentes anteriores superiores recobrem de maneira exagerada os inferiores.

Melhor idade para procurar um Ortodontista

Não existe uma idade mínima. O Ortodontista pode ser procurado ainda no momento pré-natal, quando poderá orientar os pais sobre como acompanhar o desenvolvimento facial e dental da criança, e a qualquer momento após o nascimento.

Idade limite para usar o aparelho ortodôntico

Não existe idade limite, o Ortodotista irá avaliar a situação e escolher a melhor opção de aparelho ortodôntico.

Tipos de Tratamento Ortodôntico

Ortodontia Prenventiva: orienta e interfere na correção de maus hábitos que podem levar a má oclusão, por exemplo, chupar chupeta e respirar pela boca.

Interceptativo: Intercepta o problema no começo e acompanha o crescimento e desenvolvimento facial, evitando a instalação de problemas mais grave

Corretivo: tem como objetivo tratar uma má-oclusão já instalada, utilizando aparelhos mais complexos.

Pré-protético: faz a movimentação de alguns dentes abrindo espaço para próteses, implantes, etc.

Orto-cirúrgico: corrige problemas mais severos de má-oclusão, associando a Ortodontia à cirurgia nos ossos da face.

Manter o resultado do tratamento

É preciso usar um aparelho de contenção (fixo ou removível) por determinado tempo para que não haja movimentação e seja mantido o resultado.

Exames Necessários

Podem ser solicitados exames auxiliares: fotografias, radiografias, análises, modelos de gesso, escaneamento intraoral entre outros, que possibilitam a realização de um correto diagnóstico e plano de tratamento

Dúvidas? Me liga no WhatsApp (11) 99751-4125